Síndrome da taquicardia pós-covid

A persistência de sintomas da COVID 19 por 4-12 semanas ou mais de 12 semanas da infecção aguda, podem fazer parte do que chamamos de síndrome pós-covid ou “Long COVID”. Dentre os sintomas, podemos citar a manutenção de fadiga, dificuldade para respirar, perda do olfato e do paladar, intolerância ao exercício, dificuldade de concentração e dificuldade com a memória, mialgia, dor no peito, ansiedade…

Uma manifestação que tem sido descrita é a Síndrome de Taquicardia pós-covid, que consiste em taquicardia e intolerância à posição ortostática (de pé).

Essa condição deve ser avaliada com métodos complementares – Holter 24h, Tilt-Test, e até com exames de imagem, como o Ecocardiograma e a Ressonância Magnética – para descartar outras causas cardíacas.

Para o tratamento podem ser necessárias medicações e medidas comportamentais, como uso de meia de compressão e maior ingesta de líquidos.

Existe Câncer de Coração?

Existe câncer de coração? E muitas pessoas perguntam: “existe câncer no coração?”⠀De acordo com o Ministério da Saúde, quase 30% das mortes no Brasil são

Leia mais »